Notícias

Evento: Visão Ágil Academic Meeting 2009

Visão Ágil Academic Meeting 2009

É com grande orgulho que o grupo Tá Safo! apresenta o primeiro evento sobre métodos ágeis do Pará: o Visão Ágil Academic Meeting 2009. Como já havíamos comunicado na nossa lista, a partir do mês de abril o grupo Tá Safo! começou a fazer parte do programa Visão Ágil Academic Leaders. Para comemorar e simbolizar o início de uma nova era para o pensamento ágil no norte do país,  iremos realizar esse evento, com a participação de Manoel Pimentel, um dos grandes agilistas do Brasil.

O que é o programa Visão Ágil Academic Leaders?

Uma iniciativa da comunidade Visão Ágil, que tem por objetivo estreitar a relação do mundo acadêmico com a comunidade agile em geral.

O pilar desse programa consiste na formação de um aluno por faculdade, que o mesmo seja um facilitador dos conhecimentos sobre metodologias ágeis em sua instituição de ensino superior.

Com o apoio do IESAM, o evento de ocorrerá no dia 30 de Maio de 2009, com palestras e workshop. Veja a grade do evento:

09:00 – 09:30 – Palestra:

Apresentação Tá Safo! e as Atividades do Visão Ágil Academic Leaders (Henrique Fontenele, Carlos Alexandre e Luiz Sanches). Apresentação do grupo de Tá Safo! e qual sua sinergia com o programa Visão Ágil Academic Leaders da Revista Visão Ágil.

09:30 – 12:00 – Palestra:

Experiências em Desenvolvimento de Software através Scrum, XP, FDD e Lean (Manoel Pimentel). Nessa palestra serão apresentados alguns conceitos e relatos de experiências na aplicação de metodologias ágeis como Scrum, XP (Extreme Programming) e FDD (Feature Driven Development) em projetos de desenvolvimento de software em ambientes de pequeno, médio e grande porte. Ainda será apresentando brevemente que Lean é uma filosofia que oferece uma linha de pensamento organizacional oriunda do TPS (Toyota Production System), seu principal objetivo é criar processos enxutos para minimizar o desperdício e aumentar o valor agregado num Lead Time de desenvolvimento de produtos. Portanto nessa palestra será apresentada a sinergia entre o Pensamento Lean e as Metodologias Ágeis, a fim de mostrar experiências da aplicação desses conceitos e práticas em ambientes de projetos de desenvolvimento de software e no contexto de atendimento a demandas pontuais de melhoria de produtos. Ao final teremos um bate-papo para perguntas e respostas sobre metodologias ágeis.

14:00 – 20:00 – Workshop:

Práticas Ágeis para o desenvolvimento de Software (Capacidade 30 pessoas) com Manoel Pimentel. Ser ágil, no contexto de desenvolvimento de software, exige uma mudança de paradigma em termos de arquitetura e soluções técnicas. Portanto, neste workshop, conheça os desafios e técnicas para um desenvolvedor ágil, através das visões orientadas à engenharia software fornecidas por XP (Extreme Programming), FDD(Feature Driven Delopment) e Scrum.

Sobre o palestrante: É Engenheiro de Software, com 15 anos na área de TI, atualmente trabalha como Coach em Agile, Lean e TOC para empresas do segmento de serviço, financeiro e bancário. É Diretor Editorial da Revista Visão Ágil e Editor Chefe da InfoQ Brasil, Já escreveu sobre agile para importantes portais e revistas do Brasil e exterior e Também palestrou em eventos nacionais e internacionais sobre agilidade. Possui as certificações CSM e CSP da Scrum Alliance e foi um dos pioneiros na utilização e divulgação de métodos ágeis no Brasil.

*O Evento será livre, e pela manhã estaremos realizando as inscrições para participação do workshop que será realizado na parte da tarde.

Local: Auditório Térreo do IESAM – Belém – Pará.

Endereço: Av. Governador José Malcher, 1148 – Nazaré

Data: 30 de Maio de 2009.

Horários

Palestras: 9:00 às 12:00

Workshop: 14:00 às 20:00

Apoio Institucional:

Organização:

Update!

Relatos

Pegue seu certificado!

envolvedor de sistemas e poeta de boteco

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *